sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Só há um Deus, no céu e na terra.

Reflexão - Livro do Deuteronômio 4,32-40
...
39 Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração,  que o Senhor é o Deus lá em cima do céu e cá embaixo na terra,  e que não há outro além dele. 

40 Guarda suas leis e seus mandamentos que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre. 

Importantes ensinamentos retiramos deste texto bíblico, que faz parte da liturgia de hoje. 

Não adianta buscarmos outro caminho a não ser o próprio Deus, que está no céu e na terra. Quer dizer, a salvação não está no culto às pessoas, ao endeusamento das criaturas, na afeição ao dinheiro, no apego ao poder ou no reconhecimento pessoal. 

Só há um Deus, aquele que enviou seu Filho unigênito para perdoar todos os nossos pecados. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida

É para o Criador, olhando para a cruz, que devemos mirar toda a nossa existência, crentes que aqui estamos, neste mundo, passível de expiações, sofrimentos e angústias, apenas de passagem, para cumprir uma missão, no "exílio", longe da casa do Senhor. 

Nosso lar verdadeiro e eterno é ao lado de Deus, acolhido em seu Reino, onde alcançaremos a felicidade incondicional e plena.

Além disto, a Palavra nos diz que SE (condição) guardarmos, respeitarmos e praticarmos as leis e os mandamentos que Jesus nos ensinou, qual será a consequência: viveremos FELIZES, nós e nossa descendência, por longos anos sobre a terra. 

Afinal, este é o objetivo de todos nós: viver e sermos felizes. Esta é a promessa que a Sagrada Escritura nos faz expressamente. 

Por fim, podemos resumir todas as leis, mandamentos e regras em apenas uma: a "Lei do Amor" (aquela onde nós pautamos nossa conduta na caridade, na solidariedade, no perdão, no serviço ao próximo, na misericórdia e na paz), pregada, incessantemente, pelo Príncipe da Paz, quando habitou entre nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário