quarta-feira, 5 de agosto de 2015

"Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos"

Evangelho (Mt 15,21-28)
  O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas, Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-los aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO
Pagão é aquele que ainda não encontrou Jesus, não teve experiência com ele. Os judeus chamavam os pagãos de cães, cachorros, por isto este vocabulário no Evangelho de hoje. 
Também acreditavam que por conta da Aliança, a salvação estava restrita somente ao povo judeu e que os demais já estavam perdidos ou condenados.
Mas a Palavra vem nos orientar, de forma didática e catequética, que a salvação está ao alcance de todos. 
A misericórdia divina é universal. Ele concede a sua graça a todos, indistintamente. É o Deus, vivo, do amor, que perdoa os pecados dos arrependidos.
Basta que nosso coração esteja aberto para receber e acolher Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário