terça-feira, 18 de agosto de 2015

Dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,23-30

Naquele tempo: 23 Jesus disse aos discípulos: 'Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. 

24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.' 

25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: 'Então, quem pode ser salvo?' 

26Jesus olhou para eles e disse: 'Para os homens isso é impossível, 
mas para Deus tudo é possível.' 

27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?' 

28Jesus respondeu: 'Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 

29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 

30 Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros. 

Palavra da Salvação. 

REFLEXÃO

A mensagem transmitida pelo Evangelho de hoje é muito clara: nunca alcançaremos a verdadeira felicidade se nos apegarmos, de forma excessiva, ao dinheiro, a riqueza ou ao poder. 

Não significa que os ricos não serão salvos. A linguagem aqui é meramente figurativa. Naturalmente há ricos humildes e pobres soberbos. 

Há pessoas que são tão pobres que só possuem dinheiro. Valorize o ser ao invés do ter. 

Ganhar dinheiro, fruto do trabalho honesto, é necessário para que tenhamos uma vida digna e também para que possamos prover nossa família, além da possibilidade de ajudar a quem precisa.

Mas a riqueza não é um fim em si mesma. Não deve ser a razão da vida de uma pessoa. Não é ela que deve mover o cristão, mas sim a devoção e adoração a Nosso Senhor, o único e verdadeiro que pode nos garantir a vida eterna.

Na linguagem católica, vamos à Igreja não a procura de coisas materiais, mas porque acreditamos em Jesus e buscamos, Nele, a salvação.

Somente o Criador, em seu infinito amor e em sua eterna misericórdia pode garantir-nos a salvação. Para Ele nada é impossível.

Portanto, humildemente, dediquemos nossa vida a Deus, o verdadeiro tesouro, seguindo fielmente Suas regras e abandonemos as coisas mundanas que nos afastam do Reino celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário