segunda-feira, 20 de julho de 2015

Os sinais de Jesus

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 12,38-42

 Naquele tempo: 

38 Alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: 'Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti.' 

39 Jesus respondeu-lhes: 'Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. 

40 Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. 

41 No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. 

 42 No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.' 

 Palavra da Salvação. 

 REFLEXÃO 

No Evangelho de hoje, os doutores da lei e os fariseus interpelam Jesus e pedem que Ele dê mostras de sua divindade. 

Porém, o Senhor, utilizando outras figuras, como Jonas e Salomão, demonstra que é maior que todos. 

Não podemos nos esquecer que Ele é, por excelência, o próprio sinal de Deus, o Filho amado, que esvaziou-se de sua divindade e encheu-se de humanidade para nos ensinar como viver no amor, na justiça e na caridade.

Ele veio habitar entre nós para nos abençoar e nos dar graças, vindas diretamente do Criador. Deus se fez carne em Jesus e nos ofereceu o Espírito Santo para nos lembrar de tudo o que foi dito, a fim de que tenhamos força e ânimo para caminhar na vida cristã. 

Somente aqueles que possuem o coração endurecido, petrificado e de pouca fé não percebem, no cotidiano, nas entrelinhas da vida, os vários sinais, sutis, é verdade, de sua existência.

Mas a partir do momento em que aprendemos a enxergar a presença de Jesus em nosso lado, com o aumento e o fortalecimento de nossa fé, conseguiremos perceber, com maior facilidade, a incidência das inúmeras ocorrências divinas em nossa caminhada mundana. 

Assim, guiados pela Palavra proclamada, não esperemos acontecimentos espetaculares ou sinais grandiosos para acreditar. 

Contentemo-nos com aqueles acontecimentos singelos, corriqueiros, mas que têm o potencial de demonstrar que Jesus crucificado é vivo e está entre nós. 

Caminhemos em Sua direção, na busca da verdade, da conversão e da nossa salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário