Reunirei o resto de minhas ovelhas. Suscitarei para elas pastores.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 23,1-6
1 'Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem, diz o Senhor!
2 Deste modo, isto diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que apascentam o meu povo:
Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações, diz o Senhor.
3 E eu reunirei o resto de minhas ovelhas de todos os países para onde forem expulsas, e as farei voltar a seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão.
4 Suscitarei para elas novos pastores que as apascentem; não sofrerão mais o medo e a angústia, nenhuma delas se perderá, diz o Senhor.
5 Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra.
6 Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranqüilo; este é o nome com que o chamarão: 'Senhor, nossa Justiça.'
Palavra do Senhor.
REFLEXÃO
Pastores somos todos nós, Batizados na fé cristã, por ação do Espírito Santo, e não somente o Papa, os Bispos ou os Padres. Temos, também, a missão de evangelizar e anunciar a Palavra.
O pastor de ovelhas possui, basicamente, quatro características inatas: não poderá deixar o rebanho se dispersar; deve ser agregador e promover a unidade; pela segurança que mostra o caminho diariamente, deve guardar e ter a confiança incondicional do grupo; é capaz, para protegê-lo, dar a vida por ele. Por fim, deve alimentar e cuidar do rebanho, provendo-o com água e comida, sob pena de causar-lhe a rápida extinção.
A própria Bíblia nos diz que Jesus é o Bom Pastor, já que reúne todas as referidas dimensões do verdadeiro pastoreio: promove a unidade e a integridade da Igreja; seus seguidores, discípulos e cristãos, unidos, O seguem, confiantes que Ele é o caminho, a verdade e a vida; por meio da crucificação, o Cristo deu a própria vida para nos alimentar, com o seu sangue e o seu corpo e nos salvar. Quem bebe a sua água e come o seu corpo nunca terá fome e viverá para sempre.
João, 10,11: Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
É o que nos revela o episódio - João 4, 10;13-14, em que Jesus encontra com a Samaritana no poço de Jacó, na cidade de Sicar, em Samaria, no caminho para a Galileia:
10 Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem está pedindo água, você lhe teria pedido e dele receberia água viva".
13 Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez,
14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna".
Não nos esqueçamos que somente pelo Filho chegaremos ao Pai.
Portanto, sejamos também BONS pastores em nossa vida terrena e que Deus nos ilumine e nos ajude a agregar e unir, nunca separar ou desunir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário