quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida


Um pouco sobre a história da imagem da padroeira do Brasil, que "apareceu" em um rio.


Há 300 anos,  em 1717, na Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá, em São Paulo, por ocasião da visita de Dom Pedro de Almeida e Portugal, o Conde de Assumar, governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, ilustre figura do império português, aquela comunidade, humilde e hospitaleira, incumbiu três pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves de conseguir peixes para um banquete que seria oferecido ao importante visitante.

Outubro não era própria para pescaria. Mesmo assim, os pescadores entraram no barco e foram levados pelo vento da fé e esperança. Arremessaram a rede várias vezes, sem nada pescar. 

Até que outro vento, o da confiança, fez com que aqueles experientes profissionais jogassem novamente a rede no rio Paraíba do Sul. Só que desta vez, por conta da Providência Divina, trouxeram o corpo de uma imagem, enegrecida pelo tempo em que ficou submersa. Surpresos, arremessaram novamente e veio uma cabeça. 

Em seguida, conseguiram pescar grande quantidade de peixes, mesmo em uma época infértil, sendo este o primeiro milagre operado pela Santa.

Por obra divina, as partes se juntaram perfeitamente, configurando, em sua inteireza, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que permaneceu, em um singelo altar, por 17 anos em uma casa de família singela, de Felipe Pedroso, onde começou a ser visitada, iniciando a devoção à Santa que hoje é a padroeira oficial do Brasil.

Assim como Jesus, Maria Santíssima é próxima aos “pobres” em espírito, porque deles é o reino dos céus.

Nossa Senhora, sob diversos títulos, também apareceu, em épocas diferentes, em várias partes do mundo, como em Guadalupe (1531, México), Lourdes (1858, França), Fátima (1917, Portugal), tornando-se modelo de vida cristã, mulher perfeita, virgem e imaculada, livre do pecado original.

Dada a sua importância e posição central na doutrina cristã, ao longo dos séculos a Igreja Católica proclamou quatro dogmas marianos, verdadeiras verdades de fé:

  • Maria, Mãe de Deus: Maria é verdadeiramente Mãe do Deus encarnado, Jesus Cristo. 
  • Virgindade PerpétuaMaria é virgem antes, durante e depois do parto. 
  • Imaculada Conceição de Maria: a concepção de Maria foi realizada sem qualquer mancha de pecado original, no ventre da sua mãe. Dessa forma, ela foi preservada por Deus do pecado desde o primeiro momento da sua existência, como apontam as palavras do Anjo Gabriel – "sempre cheia de graça divina".
  • Assunção de Maria:  ao fim de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória dos céus.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário