quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Nossa Senhora Aparecida

Hoje, 12 de outubro, o Brasil e a Igreja comemoram, festivamente, o dia de sua Padroeira: a mãe de Deus!



Anúncio do Evangelho (Jo 2,1-11)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser!”.
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala!”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Segunda Leitura (Ap 12,1.5.13a.15-16a)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João:
1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono.
13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.
15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16aA terra, porém, veio em socorro da mulher.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Foi precisamente nas Bodas de Caná que Jesus começou, publicamente, a revelar-se como o Filho do Altíssimo, transformando, em abundância, a água em vinho. Curiosamente, os protagonistas daquela festa de casamento não foram os noivos, mas sim Maria e Jesus.

Em verdade, inicia-se o tempo do Messias, do velho para a nova aliança, onde o esposo é Jesus e a esposa é aquela pequena comunidade de fé.

Maria é, para todos nós, modelo de conduta, de fé e de obediência ao Evangelho. "Fazei o que Ele vos disser" é a orientação suprema lançada para todos os cristãos, no sentido de que devemos pedir a graça e a intercessão de Nossa Senhora para que consigamos trilhar o caminho da cruz e fazer, nesta vida peregrina e passageira, a caridade, a justiça e praticar o amor, acima de tudo.

Nossa Senhora, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário